728 x 90

  • Veja Também

    sábado, 19 de fevereiro de 2011

    Personagem do Centenário

             
               Nascia no fim da primeira década do século passado, na Galiléia, o pequeno Joseph, aos quarenta dias foi circuncidado em Jerusalém, conforme o costume religioso judaico. Numa pescaria, aos cinco anos, teve uma visão de Deus, recebeu um sinal de sua chamada, um vento constante e prazeroso. Veio ao Brasil no início da segunda década de 1900, os seus pais criam segundo suas próprias palavras "piamente que o homem da cruz é o Verdadeiro Deus".
                Tempos depois sua família recebe a visita de uns irmãos muito simples, roupas humildes, gravatinhas rotas, de chinelos e entre eles Daniel Berg e Grunna Vingre. Aceitaram a fé pentecostal. Ao ser batizado nas águas por Daniel Berg recebe o batismo no Espírito Santo. Estava no monte em oração com toda a igreja quando os pioneiros disseram ter uma direção de Deus para mudar o nome da igreja de Igreja Apostólica da Fé para Igreja Evangélica Assembléia de Deus e todos os presentes levantaram as mãos em sinal de concordância. Logo depois, Berg e Vingre decidiram criar o próprio hinário, e durante uma oração uma irmã muito simples, mas cheia do Espírito Santo, e passou a profetizar "Eis que mandarei chuvas de graça, sou fortaleza ..." Então o jovem Joseph escreveu "Deus prometeu com certeza, chuvas de graça mandar, ele nos dá fortaleza e ricas bênçãos sem par ...". Então estava formado o primeiro hino da nossa harpa.
               Muitos milagres iam sendo operados pelo Espírito Santo através daqueles homens de poucas provisões; conforme os relatos históricos e do próprio pastor Jotinha (o Joseph). Mas a obra foi feito com lágrimas, muitos passavam fome, outros eram perseguidos pelos padres, levavam surras, eram desprezados, ignorados. Outros como o evangelista Gil, companheiro do pastor Jotinha, foi engolido por uma sucuri de quase quinze metros, outro obreiro caíu no buraco infestado por cascavéis e teve morte imediata, eles foram vitimados não quando estavam buscando um emprego, ou estevesse trabalhando, antes estavam evangelizando os locais de mais difícil acesso, somos realmente "a semente do sangue", temos que agradecer a Deus por estes homens destemidos, que amavam mais a Deus e a sua obra do que seu própria vontade.
              O pastor Jotinha em junho agora fará 101 anos, tive a oportunidade de ouvi-lo ontem na cidade vizinha de Esperantina, me alegrei muito a ver um homem que nunca adoeceu a ponto de ser levado ao hospital ou ser obrigado a tomar uma vacina, que nunca foi a uma escola (aprendeu a ler e a escrever sozinho) e é aposentado como funcionário público federal e que mesmo nessa idade fica pulando no pulpito igual a um jovem. Escutei-o por uma hora e meia e o homem não cansava, o seu vigor é realmente impressionante, sua experiência como um dos fundadores dessa igreja nos impele ao respeito e a consideração como um homem de Deus como o é.
             A Igreja Evangélica Assembléia de Deus faz cem anos em junho deste ano e certamente Samuel prefigou o que hoje somos; "Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. 1 Samuel 7:12. Pois é, a pedra é o nosso Fundamento, Cristo, sobre ele está fundada esta Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela ( Mateus 16:18). Amém.
    • Blogger Comentários
    • Facebook Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: Personagem do Centenário Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Voltar para o Topo