728 x 90

  • Veja Também

    domingo, 14 de janeiro de 2018

    Bíblia: O Livro Mais Valioso do Mundo

    Estudar a palavra de Deus é um melhores momento da vida de um cristão. Assim como o estabelecimento de uma maior proximidade com o nosso Senhor para aprendizado contínuo. A Bíblia é um velho livro sempre novo.

    Os tópicos principais deste artigo são:

    1.HISTORIA E ORIGEM
    2.MATERIAL UTILIZADO
    3.TEMPO
    4.ESCRITORES
    5.GEOGRAFIA
    6.ORGANIZAÇÃO VISUAL BÍBLICA
    7.DIFERENÇA ENTRE LIVRO CANÔNICO E LIVRO APÓCRIFO
    8.TRADUÇÃO
    9.DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS

     Vamos começar devagar, bem pelo início respondendo um simples pergunta.

    O que é a Bíblia?
    Existem várias respostas, porem considero uma bem simples: é o registro em nossa língua da vontade plena do Deus Todo Poderoso para com homem. Também posso dizer que é a Palavra de Deus ou um conjunto de Escritos Sagrados inspirados pelo Espírito Santo.

    Um povo chamado de povo de Israel foi escolhido pelo criador para ser o veículo na qual as escrituras chegariam até hoje. Usando homens e mulheres zelosos para sua preservação e perpetuação.

    A bíblia tem como objetivo principal a salvação do homem por meio da fé no Senhor Jesus Cristo. A bíblia sendo uma palavra viva, que por meio do Espírito Santo revela ao homem a sua condição temporal a necessidade de alcançar a vida eterna através do Senhor Jesus.

    A bíblia não é um livro comum ou qualquer, pelo simples fato que o seu autor esta vivo e habita em nós. É m livro milenar e misterioso, mas não místico, por possuir um conteúdo profético. É um livro atemporal.

     1.HISTORIA E ORIGEM
    A palavra bíblia cujo significado é livro ou livros. De origem grega βίβλια, que é o plural de βίβλιον, cuja transliteração é bíblion, rolo ou livro.

    Na antiga Fenícia existia uma cidade cujo nome era Bíblos, atual Jubayl, muito conhecida na antiguidade pela comercialização e exportação de papiros.

    A palavra grega para papiro era “biblos”, derivada do nome dessa cidade. O papiro em rolo foi o primeiro material usado para escrita pelos antigos egípcios, gregos e romanos devido a sua facilidade de obtenção e uso, além de sua durabilidade.

    Somente no século IV com João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla a expressão Bíblia foi designada para Escritura Sagrada. Daí a origem do nome bíblia que com o passar do tempo passou a significar o conjunto de livros inspirados por Deus.

     2.MATERIAL UTILIZADO
    A Bíblia foi escrita em : tábuas de pedra, papiro, pergaminho.
    – Tábuas de Pedra, foi no período do Egito antigo com inscrições entalhadas em pedras ou rochas. O Faraó ordenava o registro de grandes acontecimentos, como por exemplo: o Código de Hamurabi e os Dez Mandamentos (Êx 24.12).
    –  Papiro, era feito de folhas extraídas de uma planta originária do Rio Nilo, que era processada e prensada, e servia para a escrita. Esta técnica foi sendo aprimorada e surgiram os rolos de papiro.
    Achados arqueológicos datados desde o século VII a.C.; e no Egito, em todos os períodos. Pode-se evidenciar que, entre os objetos encontrados em 1947 nas cavernas de Qumram, havia papiros pertencentes ao século II a.C.

     – Pergaminho era feito de couro curtido de animal, em geral peles de cabras e ovelhas, e tinha a forma de rolo. Essa foi a técnica utilizada no período do Novo Testamento para escrever os textos bíblicos, e assim costuravam as folhas e dobravam os rolos.
    3.TEMPO
    O velho e o novo testamento passaram muito tempo para serem escritos, aproximadamente 1600 anos.  O VT entre 1500 e 450 a.C. e o NT, entre 45 e 90 d.C.

     4.ESCRITORES
    Todos os escritores foram divinamente inspirados por Deus: 40 escritores. O nível cultural dos escritores era bem variado, não sendo razão para que exista algum texto bíblico contraditório. Apesar da participação de muitos copistas no decorara dos tempos os textos se mantêm originais e fiéis.

     5.GEOGRAFIA

    Locais dos grandes acontecimento bíblicos:

    – Velho Testamento, a partir do Gêneses: Mesopotâmia, Egito, Israel e Cisjordânia

    – Novo Testamento, a partir do nascimento de Jesus: Israel e Cisjordânia , da Espanha ao Irã e da região sul da península Arábica e o leste da África a Filipos, no norte da Grécia.

     6.DIVISÕES DOS LIVROS DA BÍBLIA
    A Bíblia tem 66 livros no total, sendo:

    39 livros no Antigo Testamento

    27 livros no Novo Testamento

    Por que usar a palavra “testamento”?

    No ocidente é uma declaração unilateral, que representa a manifestação de última vontade do testador, cujos efeitos serão produzidos após o seu falecimento.

    Na Bíblia a palavra usada para “testamento” é berith que significa concerto, acordo ou aliança. Apontando para o concerto de Deus com Israel, que foi feito no Monte Sinai por meio de Moisés (Êx. 24.1-8; 34.10-28). Esse concerto foi substituído por uma nova aliança através da morte do Senhor Jesus Cristo, cujo sangue derramou pelos nossos pecados(Jr. 31.31-34).

     7.ORGANIZAÇÃO VISUAL BÍBLICA
    Originalmente os textos bíblicos não são organizados em capítulos e versículos. Com o objetivo de facilitar a leitura o professor Stephen Langton a dividiu em capítulos no ano de 1227 d.C. E em 1551 d.C., o Sr. Robert Stephanus agrupou os textos em versículos.

    A Bíblia tem:

    – 1.189 capítulos, sendo 929 capítulos do Antigo Testamento e 260 capítulos no Novo Testamento.

    – 23.214 versículos no Antigo Testamento e 7.959 versículos no Novo Testamento.

     8.DIFERENÇA ENTRE LIVRO CANÔNICO E LIVRO APÓCRIFO
    Livros Canônicos deriva o significado, a palavra cânon ou cânone , significa “aquilo que é conforme a medida ou conforme o padrão”. Se refere a uma cana ou a uma régua de medir.

    Livros Apócrifos ou Pseudocanônicos deriva do grego, απόκρυφος, e do latim, apocryphus e significa um livro destituído de autoridade ou “falso, inautêntico”.

    A inclusão desses livros apócrifos na Bíblia foi feita pela igreja romana no Concílio de Trento em 18 de abril de 1546, para servir de reação ao movimento protestante que combatia diversas doutrinas da igreja romana contrárias à Bíblia.

    Os livros apócrifos apresentam certas referências que citam o purgatório, a oração pelos mortos, a salvação mediante as obras, entre outras.

    Os apócrifos são:
    –  Tobias
    – Judite
    – I Macabeus
    – II Macabeus
    – Baruque
    – Sabedoria
    – Eclesiástico
    – Textos acréscimos aos livros de Ester (10.4 a 11.1 a 16.24) e Daniel (3.24-90; capítulos 13 e 14).

    Esses livros e fragmentos adicionais são chamados de deuterocanônicos pela igreja romana, e de apócrifos, pelos evangélicos.

    É uma características dos livros apócrifos conterem heresias. Heresia é uma deturpação da doutrina bíblica.

    Seguem alguns exemplos de heresias contidas nos livros apócrifos:

        Justificação pelas obras, Tobias 4.7-11; 12:8.
        Um anjo engana Tobias e o ensina a mentir, Tobias 5.16 a 19.
        Superstições, feitiçarias e artes mágicas, Tobias 6.5, 7-9.
        Mediação dos Santos, Tobias 12.12.
        Culto e missa pelos mortos, 2º. Macabeus 12.43.
        A oração pelos mortos, 2º. Macabeus 12.44 – 46.
        O próprio autor não se julga inspirado, 2º. Macabeus 15.37-38

     9.TRADUÇÃO
    O códex, códice ou código antigos (placas de marfim ou madeira) são coleção de leis. O códice é uma forma diferente de lida com texto e substituiu o rolo de pergaminho como suporte da escrita. Posteriormente, o códice foi substituído pelo livro impresso.

    O códice foi uma forma mais maneável de manipular o texto. Podem ser citados o Codex Alexandrinus, o Codex Bezae, o Burana Codex, o Codex Leningrad, o Codex Regius, o Codex Sinaiticus, o Codex Vaticanus, dentre outros.

    O Codex Alexandrinus abrange a Septuaginta e grande parte do Novo Testamento. Foi escrito na primeira metade do século V. É um dos três mais importantes manuscritos de toda a Bíblia em grego.

    O Codex Sinaiticus é um dos mais importantes manuscritos gregos já descobertos, escrito no século IV, é um dos códex mais antigos e tem grande importância literária por ser o único códex que contém todo o Novo Testamento.

    O Códice de Leningrado foi escrito em pergaminho e é um dos mais antigos e mais completos manuscritos do texto massorético da Bíblia hebraica. Esse manuscrito serve como texto básico para modernas traduções da Bíblia.

    O Codex Vaticanus pertence ao século IV. Foi considerado por estudiosos do idioma grego como o melhor manuscrito do Novo Testamento. É um dos manuscritos mais antigos da Bíblia, sendo inclusive ligeiramente mais antigo que o Codex Sinaiticus. Ele é um dos manuscritos escritos em letras gregas unciais (maiúsculas).

    As Primeiras Traduções da Bíblia Acredita-se que a versão mais antiga de tradução da Bíblia hebraica seja a Septuaginta, que é a tradução do Antigo Testamento hebraico para o grego popular (koinê). Ela foi encomendada por Ptolomeu II, rei do Egito, para sua biblioteca em Alexandria.

    A Septuaginta (em latim abreviada para LXX) é a tradução bíblica que, segundo a tradição religiosa, teria sido feita por 72 sábios rabinos, sendo seis de cada uma das doze tribos de Israel, aproximadamente dois séculos antes de Cristo.

    O grego koinê, nos séculos IV e I a.C , era conhecido e aceito pela população em geral devido domínio grego. A Septuaginta ficou tão conhecida no meio religioso que suplantou os escritos em hebraico.

    A Vulgata é a tradução bíblica para o latim, feita por Jerônimo, um dos pais da Igreja, aproximadamente em 400 d.C. No caso do Antigo Testamento, Jerônimo fez uma nova tradução a partir do original hebraico, pois as traduções latinas existentes na época haviam sido feitas a partir da Septuaginta grega.

    A dedicação deste respeitado biblista foi tamanha que ele foi viver na Palestina durante vinte anos para estudar hebraico com rabinos e fazer uma tradução fiel aos originais. “Vulgata” significa “divulgada” ou “difundida”.

    O nome vem da expressão vulgata versio, isto é “versão de divulgação para o povo”, e foi escrita em um latim cotidiano.O termo Vulgata se consolidou a partir da edição da Bíblia de 1532.

    Traduções da Bíblia na Europa: John Wycliffe (Língua Inglesa), Martinho Lutero (Língua Alemã, custou 12 anos de trabalho), Casiodoro de Reina e r Cipriano de Valera (Língua Espanhola), King James Version (Língua Inglesa).

    A Bíblia em Português: A primeira tradução completa do Novo Testamento para o português foi feita por João Ferreira de Almeida e publicada em 1681. Almeida faleceu em 1691, deixando a tradução do Antigo Testamento traduzida até Ezequiel 48.21. A tradução foi finalizada por um amigo de Almeida, um pastor reformado chamado Jacobus op den Akker.

    Versões recomendadas da Bíblia em Português: Almeida Revista Corrigida; (ARC), Almeida Revista Atualizada; (ARA)

     10.DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS

    – Manuscritos do Mar Morto
    Foram encontrados de 1947 até 1956, na região conhecida como deserto da Judeia, nas cavernas de Qumran, nas imediações do mar Morto, em Israel.

    Esses manuscritos foram compilados por uma seita de judeus conhecida como Essênios, que viveram em Qumran do século II a.C. até aproximadamente 70 d.C.

    Porções de toda a Bíblia Hebraica foram encontradas, exceto do Livro de Ester e do Livro de Neemias. Informações: osenhorjesusvem.com
    • Blogger Comentários
    • Facebook Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: Bíblia: O Livro Mais Valioso do Mundo Rating: 5 Reviewed By: Marcelo Borges
    Voltar para o Topo