728 x 90

  • Veja Também

    sábado, 31 de julho de 2010

    A História da Assembléia de Deus em Parnaíba - PI

    Pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos, um dos pioneiros da AD em Parnaíba - PI

    Em 2004 senti a necessidade de resgatar a história da Igreja Evangélica assembléia de Deus em Parnaíba, cidade litorânea do Piauí, que fica a uns 360km da capital Teresina. Meus motivos eram óbvios, muitos dos que participaram do início dessa igreja, nessa cidade, já estavam passando para o Senhor, e com eles o legado da história nesse município. As pesquisas de campo foram feitas com muita cautela, seguindo rigorosamente o anunciado de Maíria Bezerra, Bernarda Araújo (irmã Bernardina, primeira líder de mocidade), José Pereira Neto (funcionário aposentado da Sucan e mesmo sem a nomeação um missionário da época), João Ferreira (um dos primeiros membros da igreja) e Eliete Bezerra Silva (secretária do templo central que nos permitiu o estudo das atas de reunião da igreja).

    Resolvemos expor a história da Assembléia de Deus por partes, a cada dia será falado sobre um ponto. Nesse primeiro momento, tratamos de “O Gênesis – tempo de desafio” 

    Nos rumores da Segunda Guerra Mundial, especificamente em 20 de janeiro de 1939, data que está num livro-ata da Igreja Assembléia de Deus em Parnaíba, veio a essa cidade, para atender as necessidades espirituais deste município o primeiro “Davi” pentecostal, vindo de Belém, no Pará, o pastor João Arlindo. Entenda-se que na História da Assembléia de Deus, de Emílio Conde, data a chegada do pr. Arlindo como sendo em 20 de dezembro de 1939. Deve-se entender que quando se fala de necessidades não era apenas de uns quase esquecidos cristãos, que, aliás, eram pouquíssimos, mas da unanimidade de parnaibanos que andavam na escuridão dos dogmas da igreja Católica Romana.

    O pr. João Arlindo começou o trabalho, legitimamente, assembleiano. No primeiro culto ao ar livre na rua Sete de Janeiro, no bairro São José, duas pessoas, a senhora Tolentina Siqueira e a sua filha Alaíde, compreenderam que necessitavam confessar o nome do SENHOR. Estavam presentes os irmãos   Euclides de Melo da Cunha, que era presbiteriano, e sua neta de três anos de idade, a irmã Maíria, entre outras pessoas. Aquele culto foi marcante, pois não estava iniciando apenas o trabalho da AD, mas uma guerra no reino espiritual.
    Durante muito tempo os cultos foram realizados nas casas de pessoas que não eram cristãs, todavia ao passo que essas aderiam ao Evangelho, também, iam hospedando o culto em suas  residências.

    Com o passar do tempo, o irmão Euclides de Melo tornou-se congregado, logo após, foi convocado para auxiliar o pastor Arlindo. Contudo, fazia-se necessário a existência de um templo para melhor congregamento e conforto dos irmãos e como essa igreja não possuía dinheiro, a igreja de Belém alugou uma casa na rua Álvaro Mendes, no bairro São José, onde, hoje, funciona a funerária Paz Eterna. Esta casa de esquina de estrutura de início do século XX foi o primeiro templo pentecostal de Parnaíba.

    Por Josiel Barros
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    3 comentários:

    1. A Paz do Senhor !
      Lhe parabenizo por esta 'pérola" postada, que é informações acerca da AD em Parnaíba - PI. Minha mãe, após a morte de minha avó materna, da qual não tive o privilégio de conhece - la, foi criada por uma tia que era membro desta abençoada Igreja e morava aí na Rua Dr.João Cândido, no Nova Parnaíba : Era a irmã Carmem, que há alguns anos partiu prá estar juntamente com JESUS CRISTO, descansando no seio de Abraão e que era sogra de uma das filhas da irmã Mairia, a Eline que é casada com o Francisco Siqueira e que hoje moram no Distrito Federal. Ai nesta Igreja que já passou por tantas lutas e lágrimas mas conquistou tantas vitórias, foi aonde minha mamãe foi selada com o "Selo da Promessa" do Pai, que é o Batismo com o Espírito Santo. Parabéns a AD/Parnaíba- PI pelos seus 70 anos na pregação e ensino do Evangelho genuinamente bíblico e pentecostal em Parnaíba e nas adjacências !

      ResponderExcluir
    2. parabens para os pioneiro desse trabalho que ja rendeu tantas almas para o senhor. meu pai congrega ai desde 83 e eu nasci ai vendo este evangelho do tempo de EJELP pra mim foi os melhores tempo da assembleia de deus em parnaiba.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tempos dos EJELP's, a minha esposa também fala que foi um tempo único aonde DEUS abençoou Jovens - hoje muitos Obreiros, Pregadores e Pregadoras do Evangelho - com dons e talentos. Oremos para que a boa e velha AD/Parnaíba-PI volte a buscar e receber mais e mais do refrigério do Senhor, dons espirituais, uma Igreja mais espiritual, mais viva, que ame mais a Bíblia enfim, que haja mais dinamismo do ESPÍRITO SANTO na atualidade, ali naquela Igreja. Oremos.

        Excluir

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: A História da Assembléia de Deus em Parnaíba - PI Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Voltar para o Topo