A história da implantação da Igreja Cristã Evangélica de Batalha, começa em Dezembro do ano de 1959, por ocasião de um conflito surgido entre o franciscano Frei Solano Kühn, que respondia pela paróquia, com setores da igreja, culminando na brusca interrupção do festejo do “padroeiro” que se realizava no final naquele ano. O religioso havia deixado a cidade, levando consigo algumas peças de raro valor, o que provocara na população grande revolta.
Residentes na pequena cidade de Piracuruca, há 45 quilômetros, os missionários irlandeses Wesley Gould e Edmund Norwood, coincidentemente, sem que nada soubessem sobre os últimos acontecimentos, naquela mesma noite chegaram à Batalha, com um grupo de crentes, para realizarem um culto na praça pública. A pequena praça da cidade lotou. O povo compareceu e ouviu com muita atenção a pregação da Palavra de Deus pelos missionários.
Os religiosos continuaram vindo à Batalha, mesmo enfrentando, muitas perseguições, por parte de um segmento da sociedade, encabeçadas pelo Pe. Oséias Lopes de Mesquita, já pároco da cidade.
Várias pessoas sedentas do evangelho abraçaram a fé evangélica e uma congregação foi organizada.
Os primeiros cristãos foram batizados no dia 6 de junho de 1963. Passaram pela pequena congregação os obreiros Manoel e Maria Guimarães de 1961 a 1964; José e Edite Oliveira - 1965 a 1966. Durante muitos anos a congregação foi jurisdicionada pela Igreja Cristã Evangélica de Piracuruca, cujos pastores esporadicamente visitavam os irmãos, como Pastores Rivaldo Melo, João Neres, José Pedro de Araújo, Sebastião de Sousa, Elias Sobrinho. Veio a congregação se emancipar, pois achava que era pouca assistida pela igreja mãe, cuja cerimônia de emancipação aconteceu na gestão do Pr. Valmir Alencar no dia 6 de Dezembro de 1987.
A igreja veio a experimentar um crescimento numérico como nunca na sua história de 28 anos como congregação depois da emancipação, que teve como principal articulador o pastor José Lucimar da Rocha, filho da igreja formado pelo Seminário Cristão Evangélico do Norte, em São Luís, Maranhão. Pastoreando a igreja de Teresina, Lucimar pôde dar uma atenção especial à Batalha, tornando-se mais tarde o seu pastor presidente no dia 7 de agosto de 1988.
O seu templo, construído em 1967 pelo missionário Edmund Norwood, recebeu duas reformas, a primeira com ampliação e construção de banheiro e salas anexas em 1990 e a segunda com a modificação na fachada construção de colunas e tanque batismal, para comemorar em dezembro 2009 o seu jubileu de ouro de implantação.
Estamos localizados na principal avenida da cidade e mantemos os Departamentos:
• Escola Bíblia Dominical
• União de Mocidade
• União Feminina
• Ministério de Louvor e adoração
• Evangelismo e visitação
• Ministério de Intercessão
Igreja Cristã Evangélica de Batalha
CNPJ 07.052.012/0001-09
Endereço: Avenida Cel. Messias Melo, 554
64.190-000 Batalha - Piauí
Data de Fundação: 06 de Dezembro de 1987 (Entidade Jurídica)
Fundador: Missionários Wesley Gould e Edmund Norwood
Emancipação: Pr. José Lucimar da Rocha - Vice-Presidente AICEB (1987)
Pastor Presidente: José Lucimar da Rocha
Endereço: Rua São Gonçalo, 450 – Vila Kolping
Batalha - Piauí
64.190-000
Telefone: 86 3347-1193
E-mail: pr.lucimarrocha@hotmail.com
Dias de Cultos:
Terças-Feiras: Cultos de Oração
Quartas-Feiras: União Feminina
Quintas-Feiras: Cultos da Fé
Sábados: Cultos da União de Mocidade
Domingos: Pela Manhã: Escola Bíblica Dominical – 8:15
À Noite: Cultos de Louvor e Proclamação do Evangelho
Vindo à Batalha, faça-nos uma visita.
“Entrega o teu caminho ao Senhor e o mais Ele fará”. Salmo 37.5.
Como sal penetra na carne, silenciosamente vai agindo, salgando, temperando, dando saber ao alimento, assim a ICE de Batalha vai cumprindo a sua missão entregue por Deus. Glorificado seja o Nome do Senhor Jesus Cristo.
ResponderExcluir