728 x 90

  • Veja Também

    sexta-feira, 10 de outubro de 2014

    Entrevista com o Pr. Nestor Henrique Mesquita - Presidente da CEADEPI e AD em Teresina

    Nascido em 10 de janeiro de 1934 no povoado de Camará no Ceará o Pr. Nestor Henrique Mesquita é o pastor em atividade no Piauí com maior expressão no cenário nacional. Convertido ao evangelho desde o ano de 1950 e consagrado ao ministério desde o ano de 1956 o Pr. Nestor ganhou notoriedade ao assumir a Igreja em Parnaíba no ano de 1957, e logo depois, no ano de 1958 foi enviado para a cidade de Campo Maior e atualmente é pastor Presidente das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus no Estado do Piauí – CEADEPI e pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Teresina. Ao nos receber para dar a entrevista no complexo da CEADEPI na cidade de Teresina, ele foi logo dizendo que a língua dele estava afiada e podíamos perguntar o que quiséssemos. E sem duvida, o Pr. Nestor deixa o entrevistador bem à vontade. Nesta entrevista você vai conhecer melhor a vida do Pr. Nestor Henrique Mesquita, e como se deu sua chamada ministerial, e como chegou a ser o mais novo presidente da IEAD em Teresina.
    Portal Fiel: em uma terra idolatra onde o senhor nasceu o que lhe fez a aceitar a Jesus como Salvador?
    Pr. Nestor Henrique: Meu caro entrevistador, eu era o jovem muito levado. Com 16 anos de idade já conhecia quase tudo da vida. Eu fumava, jogava e gostava muito de futebol. E o que me fez me render aos pés de Jesus foi o conhecimento que já tinha da bíblia, pois meu pai já era um apreciador das escrituras. E graças a Deus, após aceitar a Jesus como único e eterno Salvador, abandonei todos os vícios.
    Portal Fiel: A chamada para o Santo ministério como se deu? 
    Pr. Nestor Henrique: se deu em 1956. Fui logo consagrado a evangelista. E nessa época eu estava em Belém do Pará e fui convocado para auxiliar os trabalhos na cidade de Parnaíba no Piauí, passei somente um ano, mais foi o suficiente para aprender muita coisa, e de lá fui chamado a servi na cidade de campo Maior. Em Campo aconteceu fatos que engrandeceu muito a minha fé, e o vou relatar pra você agora o que relatei para o Pr. Raimundo Leal Neto, e ele até escreveu no seu livro “Uma Igreja Edificada”. Lembro-me como se fosse hoje no ano de 1961. Um cidadão chamado Pedro me convidou para dirigir um culto na sua casa, no povoado Conceição do Brasão, hoje é a cidade de Sigefredo Pacheco. Pois bem, quando estava chegando o dia do culto o homem me manda um recado, dizendo que não precisava mais do culto. Quando recebi o recado, peguei minha bicicleta e fui para o povoado, e olha que não era perto! Chegando lá perguntei pra ele o porquê da desistência. E ele me respondeu: tem uns desocupados aqui pastor que estão ameaçando acabar com o culto com pedradas. Meu irmão eu te digo que foi o dia em que eu mais preguei com convicção, eu desafiei eles a bagunçar a obra de Deus, desafiei por já ter conhecimento da lei. Pois bem, sei que no dia do culto todos eles ficaram caladinhos e não se meteram a besta a mexer com os crentes.
    Portal Fiel: Sabemos que a CPAD já lançou artigos e livros de sua autoria. O que a escrita representa para o senhor?
    Pr. Nestor Henrique: representa muito, eu amo escrever. Escrevi meu primeiro poema em 1960 e não parei. A grata satisfação foi ver a Casa Publicadora das Assembléias de Deus – CPAD, publicar meus livros “Padrão do fieis” e “Um Ministério não Censurado” e entre tantos escritores a CPAD para comemorar os 75 anos do Jornal Mensageiro da Paz, publicou um artigo meu falando sobre o Espírito Santo e ainda em 2009 lançou a Bíblia Obreiro Aprovado, e quem estava lá comentando a bíblia? Eu! (risos).
    Portal Fiel: Outros trabalhos desenvolvidos pelo o senhor na obra de Deus?
    Pr. Nestor Henrique: Não posso deixar de relatar para você a minha experiência que tive quando fui chamado para ser missionário na Espanha. Conheci um missionário da Bolívia que servia ao Senhor na Espanha e fiquei encantado com o que ele me falará, ele era o Pr. Timóteo. Daí então começou aquele fogo ardente no meu coração de evangelizar o povo da Espanha. Sendo que no ano de 1973 eu fui o primeiro missionário enviado pela a igreja de Teresina a servi no exterior. Passei por muitas privações, mais ai já é outra historia e depois você vem para registrar. (risos).
    Portal Fiel: A chamada que o senhor recebeu para servi na Espanha ardeu no seu coração. E aqui em Teresina, você sentiu a mesma chamada, ou veio simplesmente para servi de consenso e não permiti o que aconteceu na igreja em 2011, quando se deu as eleições para presidente da mesma?
    Pr. Nestor Henrique: Meu caro, o que aconteceu em 2011 não teve o meu consentimento e nem aprovação. Ate mesmo porque eu não fui ouvido, e olha que sou presidente da Convenção. Pois bem, vamos deixar 2011 de lado e falar o que esta acontecendo agora. Quando ocorreu a morte do nosso saudoso pastor Jose da Silva Neto, comecei a receber diversas ligações de pastores e auxiliares de Teresina, dizendo que somente eu, poderia no momento ser o nome de consenso, e lembrei-me de quando assumi a Convenção em 1990, e como sou crente, comecei a orar pedindo a direção de Deus. Fui informado que alguns irmãos já estavam trabalhando para viabilizar seus nomes para assumirem a igreja. Foi o caso do Pr. Besaleel Ferreira, Pr. Reinério Dantas e Pr. Mazinho. Homens de larga experiência ministerial, e não tenho duvidas que qualquer um deles seria um bom nome para dirigir a obra de Deus aqui em Teresina. Lembrei que no ano de 1979 após chegar da Espanha, Deus já havia me prometido este trabalho, através do seu servo, o Pr. Paulo Belisário. Lembro-me que em frente à antiga automarque na Av. Frei Serafim, tinha uma grande árvore. Ele parou o carro, uma rural. E falou: Meu filho, hoje eu posso morrer feliz, pois sei que Deus te preparou para assumir o trabalho aqui em Teresina. E isso que estou te falando, eu falei para todos eles (pastores e evangelistas de Teresina) em uma reunião que houve em 19.06.13 no Templo Central na rua São Pedro. Pois bem, todos falaram na reunião esclarecendo seus planos e projetos para a igreja, e nesta reunião saiu o consenso para e minha pessoa assumir os trabalhos na igreja em Teresina. Não fiquei surpreso, pois já sabia que isso aconteceria, Deus havia me falado e só estava cumprindo a sua promessa. Devo ressaltar que esta proposta do meu nome ser consenso foi lançada pelo o Pr. Reinerio e em seguida por todos os outros. O zelo para com a obra de Deus foi prioridade na reunião, e senti que todos os pastores não tinham interesse de expor a igreja como acontecerá em 2011.
    Portal Fiel: Já sabemos que o senhor é muito ousado nos afazeres da obra de Deus. Construiu o lindo complexo da CEADEPI e como presidente da IEAD em Teresina vai fazer o mesmo?
    Pr. Nestor Henrique: Só Deus sabe. O Pr. Jose Neto morreu com este sonho de construir o novo Templo Central de Teresina. Quem sabe Deus deixou a obra pra eu realizar. Vou conversar com o corpo de obreiros e vamos decidir o que fazer com aquele terreno as margens da BR 343. Mais antes disso, vou propor a transferência do Templo Central localizado à rua São Pedro no Centro de Teresina, para o complexo da CEADEPI. O espaço administrativo da CEADEPI é bem amplo e com estacionamento. E a igreja em Teresina já tem costume de realizar seus eventos no complexo.
    Portal Fiel: O senhor assumindo a IEAD em Teresina, quem assumirá os trabalhos da CEADEPI?
    Pr. Nestor Henrique: Eu presidirei a IEAD em Teresina e a Convenção. Vou propor a unificação da igreja em Teresina, assim como são todas as outras do Piauí. Com esta condição eu abro mão do salário de presidente da IEAD em Teresina, pois não vejo necessidade para este gasto. Cometemos um erro estatutário ao emancipar a igreja em Teresina em 1993. Espero que esta proposta seja aceita.
    Portal Fiel: Diante das mudanças ocorridas no decorrer dos anos com o avanço da internet, o que os jovens da igreja podem esperar do novo presidente da IEAD em Teresina?
    Pr. Nestor Henrique: quero te dizer que já fui um cabra da peste (risos), conheço bem a juventude. Como te falei, que aos 16 anos já conhecia de tudo. A tecnologia é importante para todos, quando é bem utilizada, mais a minha preocupação é que alguns de nossos jovens que estão sendo comprados facilmente pelas redes sociais, e muito estão esquecendo de orar, esquecendo das doutrinas e esquecendo de buscar a Deus. Eu vou me comprometer, e chamar os pastores a se comprometerem e a ensinarem mais as coisas de Deus, para que os nossos jovens não sejam facilmente convencidos pelas as artimanhas do inimigo através da internet.
    Portal Fiel: O Pr. Nestor Henrique Mesquita esta preparado para esta nova batalha? E o que os membros da IEAD podem esperar dele?
    Pr. Nestor Henrique: preparado e pronto para a luta. A igreja em Teresina terá um pastor pronto e capaz. Conhecedor e experimentado em muitas obras, pois sei que foi Deus que me capacitou e me capacita para esta missão.

    FONTE:portalfiel.com.br

    • Blogger Comentários
    • Facebook Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: Entrevista com o Pr. Nestor Henrique Mesquita - Presidente da CEADEPI e AD em Teresina Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Voltar para o Topo