728 x 90

  • Veja Também

    quarta-feira, 23 de outubro de 2013

    Muçulmanos podem tomar o comando político de Nazaré, cidade onde Jesus passou a infância

          A cidade de Nazaré, em Israel, apontada pela Bíblia como o local em que Jesus passou sua infância, sofre atualmente com a crescente rivalidade entre cristãos e muçulmanos e se prepara para a eleição que vem sendo considerada como a mais tensa nos últimos 20 anos.
          Atualmente a cidade é comandada pelo cristão Ramiz Jaraiysi, que tenta se reeleger para o quinto mandato consecutivo para o cargo de prefeito. Porém, na eleição que acontece na próxima quinta feira, Jaraiysi enfrentará pela primeira vez a oposição de uma candidata muçulmana, a polêmica deputada Haneen Zoabi, membro do partido nacionalista árabe Balad.
           - Religião não costuma ter papel na política de nossa cidade. Mas realmente nessas eleições há grupos fundamentalistas que estão usando a religião para alcançar objetivos políticos – afirma Jaraiysi.
            Nazaré é hoje a maior cidade árabe de Israel, sendo que de seus 81 mil habitantes 70% são muçulmanos. Situação bem diferente da vivida há cem anos quando era uma cidade majoritariamente cristã (75%). A inversão dessa proporção se deu nas últimas décadas devido à gradual evasão de cristãos do Oriente Médio e de uma maior taxa de natalidade nas famílias muçulmanas.
            Essa tensão religiosa veio à tona nessa eleição, que vai indicar o próximo prefeito da cidade. Entre os cinco candidatos, três são cristãos e dois muçulmanos. Um deles, Abu Ahmad Tawfiq, do Movimento Islâmico, concorre por uma legenda abertamente fundamentalista. Porém, segundo o jornal O Globo, a parlamentar Haneen Zoabi, 44 anos, é que tem reais condições de ameaçar o posto do atual prefeito.
           Conhecida por sua postura radicalmente crítica ao governo de Israel, Zoabi tem ampla aceitação entre os árabes-israelenses e tem como um dos principais pontos de sua plataforma de governo a afirmação que de, se eleita, vai lutar pelos direitos de Nazaré com passeatas e protestos em frente ao Parlamento.
    Por Dan Martins

    FONTE:gospelmais.com.br
    • Blogger Comentários
    • Facebook Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: Muçulmanos podem tomar o comando político de Nazaré, cidade onde Jesus passou a infância Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Voltar para o Topo