728 x 90

  • Veja Também

    sexta-feira, 8 de março de 2013

    Vítimas de padres pedófilos divulgam lista negra de ‘papáveis’


    Os cardeais foram aconselhados pelas autoridades do Vaticano nesta quarta-feira a não falarem mais com a mídia. Essa recomendação foi feita após mais indícios de que o conclave que elegerá o sucessor de Bento 16 não começará tão cedo.
    Uma associação americana de vítimas de abusos sexuais por padres pedófilos publicou nesta quarta-feira (6) uma lista negra de doze possíveis candidatos “papáveis” e exortou à Igreja Católica a levar a sério a proteção das crianças, a ajuda às vítimas e as denúncias de corrupção.
    “Queremos dizer aos prelados católicos que deixem de fingir que o pior já passou” sobre o escândalo de pedofilia dentro da Igreja, declarou David Clohessy, diretor da Rede de Sobreviventes de Abusados por Padres (Snap, por sua sigla em inglês).  Tragicamente, o pior com certeza ainda estar por vir”, acrescentou.
    A organização citou uma dúzia de cardeais da Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Gana, Honduras, Itália, México e República Tcheca, acusados de proteger os padres pedófilos ou por terem feito declarações defendendo os padres ou minimizando a situação.
    Todos eles são considerados candidatos para suceder o papa Bento XVI, muito criticado pela forma como conduziu os escândalos.

    A Snap também se opõe à eleição de qualquer membro da Cúria romana para administrar a Santa Sé. “Acreditamos que ninguém de dentro do Vaticano tem verdadeira vontade de ‘limpar a casa’ no Vaticano e em outras partes”, indicou Clohessy em um comunicado.

    “Promover um membro da Cúria desencorajaria as vítimas, as testemunhas, os denunciantes e seus defensores a relatar más condutas”.

    A lista negra inclui os seguintes cardeais: Leonardo Sandri, da Argentina; George Pell, da Austrália; Marc Ouellet, do Canadá; Timothy Dolan (Nova York), Sean O’Malley (Boston) e Donald Wuerl (Washington) dos Estados Unidos; Peter Turkson, de Gana; Oscar Rodríguez Maradiaga, de Honduras; Tarsicio Bertone e Angelo Scola da Itália; Norberto Rivera Carrear, do México; e Dominik Duka, da República Tcheca.
    Entre os mais citados para ser o sucessor de Bento XVI, estão Angelo Scola, Marc Ouellet, Peter Turkson e Oscar Rodriguez Maradiaga.

    Sigilo

    Cardeais americanos que tinham agendado uma terceira coletiva de impressa em três dias cancelaram o evento menos de uma hora antes do previsto no Colégio Norte-Americano, em Roma, onde estão hospedados. Uma porta-voz do grupo disse que a “preocupação” foi expressa na reunião desta quarta-feira, a portas fechadas, “sobre vazamentos de procedimentos sigilosos reportados em jornais italianos”.
    Sobre o pedido de sigilo, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que as reuniões pré-conclave, as congregações gerais, devem ocorrer em um “clima de confiabilidade”.
    Com isso, a única fonte oficial de informação sobre o conclave é o relato diário de Lombardi à imprensa.

    Fonte: Folha
    • Blogger Comentários
    • Facebook Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: Vítimas de padres pedófilos divulgam lista negra de ‘papáveis’ Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Voltar para o Topo