728 x 90

  • Veja Também

    terça-feira, 3 de agosto de 2010

    A história da Assembléia de Deus em Parnaíba - IV

    Os sucessores do memorável pastor João Arlindo deram continuidade a Obra do Senhor. Esta pauta fala sobre esses respeitáveis obreiros.

    O pr. Alcebíades P. Vasconcelos recebeu a igreja de Parnaíba, no dia 30 de janeiro de 1946, sem saldo algum segundo o registro feito no livro-caixa. Estes homens – obreiros que iniciaram o trabalho neste campo - souberam como realmente se vive pela fé. A grande maioria pastoreava campos com poucos membros ou sem nenhum, isso era o grande desafio, trabalhar ganhando pouco ou mesmo nada. E o impressionante é que eles sentiam felicidade e estímulo do Espírito para prosseguir com a obra missionária.

    O livro de Emílio Conde chamado História das Assembléias de Deus no Brasil registra que o pr. Alcebíades permaneceu por oito meses nesta igreja sendo substituído no dia 30 de setembro em 1946. No entanto, em uma ata desta igreja traz o seguinte registro: “recebi o trabalho do Senhor nesta cidade Parnaíba Estado, Piauí em agosto de 1946. Com os seguintes pontos para visitar, 1o Amarração e Buriti dos Lopes, sendo que este só tinha um crente”. Procurou-se anotar da mesma forma como foi escrito no livro de ata pelo pastor Hilário Pereira da Silva. A tarefa foi árdua ir deste município até esses povoados (na época ainda não eram cidades) num lombo de um jumento, de bicicleta ou mesmo em carros que só tinham datas marcadas para ir, para retornar demorava, mas a obra foi feita.   

    A igreja como exposto anteriormente tinha grandes necessidades financeiras sendo ajudada por igrejas como é o caso de ofertas encontradas no livro-caixa vindo da cidade de Piripiri. Desde a fundação deste campo a igreja de Belém mandava a sua oferta para prover a necessidade do obreiro. A última oferta encontrada vindo de Belém está datada em janeiro de 1948.

    No dia sete de novembro de 1948 veio pastorear no lugar do pr. Hilário o  evangelista João Sousa Araújo. Este ficou até o mês de junho de 1949, sendo substituída sua administração pela  do  pastor  Otoniel  Alves  de  Alencar, o qual Permaneceu  até  ao  dia  nove  de  agosto  de  1951,  data em que chegou o novo      pastor, o reverendo Antonio Simão, este ficou apenas vinte dias, sendo substituído pelo pastor Antonio Maciel, o qual ficou por sessenta dias. Quando chegou o dia 28 de novembro de 1951 assumiu o pr. Paulino Flávio Rodrigues, até o ano de 1958 ele permanecia no pastorado. 
                                                                                                                                                                                                              
    Infelizmente, não se pôde encontrar os nomes dos obreiros que, possivelmente, trabalharam neste campo do final da década de cinqüenta até o próximo do meado da de sessenta. Sabe-se que em 1965 o dirigente deste trabalho era o pr. Plínio, pois está contido numa ata que ele conduziu a direção, no dia 04 de janeiro de 1965, às 19h30min; um culto de Santa Ceia e fez um sermão baseado no livro de Tiago no capítulo 3:13-18. Participaram da ceia cinqüenta e oito pessoas.

    Foi com o pr. Plínio que foi criado o círculo de oração da mocidade no dia 07 de junho 1965. A primeira e a vice - dirigente foram, respectivamente, a irmã  Bernarda Araújo Silva e Edna de Jesus Costa. As reuniões aconteciam a toda  quarta-feira às 8h da manhã. 

    No último culto de ceia celebrado pelo pr. Plínio comungaram 88 membros. O referido pastor passou aqui quatro anos, um mês e doze dias, sendo que no dia 17 de setembro de 1967 encerraram-se suas atividades, “nesta mesma data começaram as administrações do substituto, sendo este o pastor Hilário Pereira da Silva, até a santa determinação de Deus. Amém.”- anotação contida num livro-ata da igreja.

    Por Josiel Barros
    • Blogger Comentários
    • Facebook Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: A história da Assembléia de Deus em Parnaíba - IV Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Voltar para o Topo