728 x 90

  • Veja Também

    segunda-feira, 23 de novembro de 2009

    Uma triste realidade...


    Quando lancei a proposta aos meus alunos do 3º ano "A" em 2008, referente a uma pesquisa sobre o alcoolismo, jamais teria imaginado a quantidade de pontos de venda de bebida que encontramos.

    Foi muito gratificante para um professor ver o empenho daqueles jovens tão empolgados em realizar aquele trabalho, que dentre outras atividades, consistia em realizar uma pesquisa interna na escola (onde os estudantes, na sua maioria, eram adolescentes) sobre os índices de consumo de bebidas alcoólicas. O resultado? A grande maioria era consumidor! Uma triste realidade para a nossa cidade!! Mas isso não era nem a ponta do iceberg! uma outra tarefa desenvolvida pelos alunos foi a contagem, rua por rua, em todos os bairros, do número de pontos de venda de bebidas alcoólicas que cada bairro possuía. No final da pesquisa chegamos ao infeliz resultado - 251 pontos de venda de bebidas alcoólicas na cidade de Batalha - PI!!!!(na foto, os pontos em vermelho representam os locais que vendem bebidas). Para nós evangélicos é um triste fato. Se formos comparar com a quantidade de igrejas que pregam unicamente Jesus como Salvador, não chagamos a 10 templos!!! Os dados estatísticos nos fazem pasmar ainda mais. Na sede do município se considerarmos 9.000 habitantes, isso representa 36 pessoas para cada ponto de venda de bebida alcoólica. Em contrapartida, são 1500 pessoas para cada templo evangélico.

    Se fossemos contabilizar o total de acidentes que vitimaram pessoas, principalmente jovens do nosso município desde a data desta pesquisa, a quantidade seria muito grande, não acha? Sem falar nos problemas familiares que são causados diretamente pelo consumo de bebidas alcoólicas e suas consequências.

    Sabemos que em nossa cidade tem muitos outros assuntos preocupantes relacionados a nossa vida social, como: casos de roubos e furtos, prostituição, violência doméstica, consumo de drogas, gravidez na adolescência (onde a grande maioria das jovens mães criam os filhos sozinhas, comprometendo assim a sua vida e a da criança), ressalto aqui, que o índice de gravidez na adolescência em nossa cidade, segundo pesquisa que eu mesmo tinha realizado nos anos de 2006/ 2007 e primeiro trimestre de 2008, fica em torno de 32,5%.

    Chamo sua atenção, caro leitor, para esta grande bola de neve que está se formando. Eu e você sabemos que os governos planejam, elaboram e executam medidas com finalidade de diminuir, ou pelo menos não deixar aumentar tais situações. Convocam-se psicólogos, doutores, realizam-se congressos para discutir sobre novas formas de combater tais problemas; pesquisas e mais pesquisas, e de concreto, pouca coisa muda. Parece que nossos esforços são nulos quanto a estas situações.

    Eis que podemos oferecer Jesus, O Filho de Deus como sendo a nossa única forma de resgatar os valores morais da sociedade, resgatar a dignidade de muitos, solucionar problemas de toda ordem.  -Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16.


    Envie comentários e recados.


    Postado por Marcelo Borges
    • Blogger Comentários
    • Facebook Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: Uma triste realidade... Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Voltar para o Topo