728 x 90

  • Veja Também

    segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

    Idade da inocência e idade da razão

    De certo todos nós seres humanos, possuímos idades pré estabelecidas por lei para desempenharmos certas funções, sermos autorizados a entrar em alguns lugares e comprarmos certas coisas. Por exemplo, atualmente a um adolescente só é permitido a emissão da carteira trabalhista após os 14 anos, que é a idade mínima dentro lei para que  ele possa começar a trabalhar. Aqui no Brasil, podemos começar a dirigir automóveis após os 18 anos e somente depois de completar também 18 anos, é que um jovem é autorizado a comprar bebidas alcoólicas e ver a qualquer tipo de filme em cartaz no cinema sem nenhuma restrição. É com 21 anos que garantimos nossa total maioridade dentro da lei, sendo responsáveis e respondendo por nossos próprios atos.

    Pois bem, nós vimos que na sociedade em que vivemos existem muitas restrições quanto a idade dos indivíduos, mas, e quando o assunto é pecado, existe idade mínima para a isenção de culpa?

    Tomaremos como ponto de partida o livro de Romanos no seu quinto capítulo verso 12:  

    "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram." 

     Podemos notar que no texto acima o autor (apóstolo Paulo), não separa ninguém da condição de pecador. A sagrada escritura não distingue entre adultos e crianças quando o assunto é salvação. Quando as pessoas são salvas ou condenadas, isso acontece pelo mesmo motivo, a obra redentora de Cristo, sem deixar nenhuma especificação sobre idade, simplesmente foram salvas por aceitarem o sacrifício da cruz ou condenadas por o desprezarem.  

    O autor afirma que a morte física chega a todos por que todos temos pecados. É como se o apóstolo Paulo estivesse nos dizendo de forma mais sucinta: " TODAS AS PESSOAS SEM EXCEÇÃO SÃO PECADORAS E CULPADAS" e ele encontra base para suas palavras no livro dos Salmos onde está escrito " O Senhor olhou do céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento, que buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há um sequer." (Sl 14.2-3)

    Fica aqui claro mais uma vez, que quando Deus trata do pecado do mundo Ele jamais faz distinção entre faixas etárias ou estipula uma idade mínima para isenção da culpa e participação do pecado do mundo.

    Porém é neste ponto que devemos nos atentar para um fator que pode ser decisório  quanto a determinação de culpa ou salvação de um homem, e  este elemento se chama INOCÊNCIA.

    Podemos encontrar no Evangelho segundo Lucas escreveu,  Jesus ensinando, quando Lhe foi trazida algumas crianças para que orasse e lhes impusesse as mãos. Na tentativa de não perturbar o mestre os discípulos tentam afastar as crianças. É aqui que Jesus entra em cena e diz: " Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como uma criança, de modo algum entrará nele." (Lc 18.16-17).

    Quando Jesus profere essas palavras o que Ele está tentando nos dizer é que, qualquer um que não receber o reino de Deus com a inocência, simplicidade e amor de uma criança jamais entrará nele. Ele não diz aqui que, qualquer um que não receber o reino de Deus como uma criança de idade menor de 10 anos jamais entrará nele. Ele não coloca uma idade limite, ou nos deixa quaisquer pistas sobre a idade daquelas crianças, pois a inocência vai muito além da idade, ela vem do coração. "Comprazo-me portanto em vós; e quero que sejais excelente para o bem e inocente para o mal" (Rm 16.19)

    Quando tanto o apóstolo Paulo quanto o salmista dizem que todos pecaram, eles se referem a todos os homens que encontraram a idade da razão, ou seja, mesmo tendo consciência dos seus pecados não se importaram de ir contra a vontade do Altíssimo, colocando seus desejos e malícias humanas acima de Deus. Eles também se ferem ao pecado que foi introduzido no mundo através de Adão, e que depois disso, todos os seres humanos receberam a semente do pecado, sendo conferido a cada ser individualmente deixá-la ou não aflorar dentro de si, se tornando um pecador participante da culpa de Adão, ou se rendendo a Deus tornando-se participante da Graça e redenção de Jesus Cristo.

    Concluo aqui dizendo que a idade da inocência, embora defendida por muitos que se encerre por volta 7 anos que é quando a criança começa a ter conhecimento do que de fato é certo e errado, é muito relativa de ser humano para ser humano, ou seja, depende muito do ambiente no qual o  homem enquanto criança está inserido. A criança pode perder sua inocência muito mais cedo do que se pensa, ou pode preservá-la até uma idade maior do que imaginamos. É tudo uma questão de como estamos conduzindo nossa família e formando nossas crianças.

    "Ensina o menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22 : 6)

    Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo!!! Fonte: Teologia da Palavra
    • Blogger Comentários
    • Facebook Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: Idade da inocência e idade da razão Rating: 5 Reviewed By: Marcelo Borges
    Voltar para o Topo