728 x 90

  • Veja Também

    terça-feira, 30 de agosto de 2011

    Caracterizando as seitas

    Judas 17-23
    Pr. José Antônio Corrêa

    Introdução

    Nos Estados Unidos, uma organização treina "caixas de Banco", para identificarem dinheiro falso.

    Eles adotam uma técnica um tanto quanto interessante: ficam 15 dias mexendo com dinheiro verdadeiro, para se familiarizarem bem com ele.


    Da mesma forma, é através da Bíblia que conseguimos identificar e rejeitar as seitas e heresias que aparecem no meio do povo evangélico. Se conhecermos bem a Bíblia Sagrada, com certeza perceberemos bem as ameaças que constantemente nos assediam.

    O Senhor Jesus, falar com a Igreja de Éfeso, apresenta uma de suas virtudes, que é a percepção dos falsos apóstolos de Cristo Jesus (Ap. 2:2).

    A ATRAÇÃO DAS SEITAS

    Todos procuram respostas. Procuram saber sobre o futuro, sobre o que deve fazer para ser feliz, etc. Precisam de uma estabilidade e segurança.

    Essa característica das seitas e dos movimentos ocultistas atraí a milhares de pessoas. Todos nós gostaríamos de Ter uma resposta concreta para as questões básicas da vida, e o ocultismo fornece estas respostas.

    O astrólogo prevê o futuro, a mesa Ouija promete orientação e o médium fala com o espírito do parente morto, que fala que o outro mundo é ótimo.

    As seitas são religiões que prometem vida de total paz e felicidade, sem o mínimo de esforço possível. No Brasil, principalmente, elas tem-se alastrado assustadoramente.

    Estaremos estudando sobre esta grande ameaça, que vem floreada com boas intenções.

    I - SEITAS E HERESIAS – DEFINIÇÃO

    A Palavra "Seita" vem do latim "Secta" (substantivo), e do verbo "Sequi", que é "Seguir". No Novo Testamento é Hairesis, que significa escola ou modo de pensar seguido por pessoas.

    No início era um bom termo, mas, com o passar dos séculos, ela tomou um aspecto pejorativo, colocando "seita" como seguimento herético.

    Podemos dizer que Seita é um grupo doutrinário ou conjunto de pessoas que professam uma crença diferente daquela que é considerada genuína, verdadeira: seita é facção, parte, comunidade fechada, partido.

    II – O SURGIMENTO DAS SEITAS

    As seitas surgiram por causa de uma reação contra a igreja oficial ou contra outra seita. Apareceram desde os tempos bíblicos. Os apóstolos já tinham que lutar contra elas em suas epístolas.

    Seus líderes são geralmente fanáticos, ou até mesmo investidos de uma missão divina. Usam frases como: "Eu sou o único que pode salvar o mundo", etc. Eles são atraentes, e carismáticos.

    Mas, surge uma pergunta em nossa mente: Por que Deus permite o surgimento das seitas?

    Mesmo sendo condenadas pela verdade suprema, que a Bíblia, Deus as usa da seguinte forma:

    1.         São sinais da Segunda vinda de Cristo (Mt. 24:23,24; II Pe. 2:1-3; I Jo. 2:18; II Tm. 3:1-9).

    2.         Estimula a igreja a definir sua posição doutrinária. Não há nada como uma seita para despertar a Igreja de Cristo quanto a tomar posições doutrinárias.

    3.         Desperta a Igreja sobre sua realidade negligenciada, que é a evangelização. Enquanto a igreja está acomodada, as seitas trabalham duro.

    III – CARACTERÍSTICAS DAS SEITAS

    O homem, por instinto, é religioso; ou crê em Deus, ou em ídolos (Rm. 1:21-23). Ele já nasce com esta necessidade, pois Deus o criou assim.

    Quando não encontram a verdade em Cristo Jesus, os homens buscam respostas nas seitas. Seus membros forma grupos fechados e se isolam do mundo.

    Toda seita distorce a verdade das Escrituras, e adicionam verdades, que são mentiras. Eles se prendem a verdades periféricas, tais como vestimentas, alimentos, estilo de vida. Para eles, isso é que salva.

    Uma ênfase exagerada e distorcida dada a certas doutrinas traz um desequilíbrio total na verdade, que é Cristo.

    As seitas se caracterizam por esses aspectos:

    1. JESUS
    Para as seitas, Jesus não é o centro da salvação do Universo. Os fundadores das seitas é que são. Cristo não é o mediador entre Deus e os homens. Geralmente é o líder.

    As seitas aceitam Jesus parcialmente, não enfatizando a obra salvífica na cruz. Nas seitas, é o homem que deve esforçar-se para obter a salvação.

    2. BÍBLIA
    Para o povo de Deus, a Bíblia é a única regra de fé e prática. Ela é totalmente suficiente para revelar a vontade de Deus ao homem.

    Nas seitas, a Bíblia é usada por textos isolados, interpretando literalmente passagens que precisam de estudo, desprezando o contexto. Para as seitas, a Bíblia é apenas um dos livros que usam. Geralmente há outros livros como fonte de autoridade.

    3. ESCLUSIVISMO
    Os membros das seitas acham que são os únicos que serão salvos. São eles os únicos puros, que possuem a verdade. As demais religiões estão perdidas.

    4. USOS E COSTUMES
    Eles insistem em uma forma de viver rigorosíssima, e vivem em comunidade fechada; se isolam da sociedade secular e religiosa. Aqueles que estão fora de seu "arraial", são do diabo.

    5. PROSELITISMO
    Por serem os donos da verdade, eles exigem que o convertido faça parte de sua comunidade. Por isso, pregam para que as outras religiões se convertam a eles.
     CONCLUSÃO
    Conhecer as seitas nos ajudam a:
    1-Preparar-nos melhor biblicamente
    2- Capacita a ajudar outros irmãos contra heresias.

    Extraído do blog Falando Sério
    Pr. Cleber Macedo de Oliveira
    II Igreja Presbiteriana de Frutal - ipbfrutal@starmedia.com.br
    voltar a sermões/estudos
    www.proveg.com.br/igrejabatista
    • Blogger Comentários
    • Facebook Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: Caracterizando as seitas Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Voltar para o Topo