728 x 90

  • Veja Também

    sábado, 15 de novembro de 2014

    Número de católicos na América Latina continua em queda

    Popularidade do papa Francisco não reverteu tendência

    A América Latina concentra mais de 425 milhões de católicos, que são quase 40% de todos os fiéis católicos do planeta. Mesmo assim, o número de pessoas que trocaram o catolicismo por outra confissão religiosa continua aumentando anualmente. O êxodo maior é para as denominações evangélicas.

    Embora o papa Francisco tenha uma imagem muito positiva na América Latina, isso não foi suficiente para reverter a contínua queda nos índices dos 18 países pesquisados pelo instituto PEW Research. Os dados divulgados ontem (13), mostram que apenas 69% dos adultos atualmente se identificam como católicos na América Latina.

    Como 84% afirmaram que foram criados dentro do catolicismo, a conclusão é que 15% hoje estão em outras igrejas. Ao mesmo tempo, 9% dos latino-americanos dizem que foram criados como evangélicos, mas 19% afirmam pertencer a uma igreja de raiz protestante, o que confirma essa transição religiosa.

    “Em todos os países pesquisados, a Igreja Católica registrou perdas por causa da mudança religiosa, já que muitos latino-americanos foram para igrejas evangélicas ou simplesmente rejeitaram a religião organizada”, afirma o estudo.

    Para termos de comparação, um em cada cinco brasileiros e um em cada sete venezuelanos afirmam ser “ex-católicos”. Na Colômbia, 74% dos que hoje são evangélicos afirmam que foram criados como católicos.

    O Pew considera como evangélico os que afirmaram ser membros de igrejas batistas, adventistas, metodistas, presbiterianos, luteranos e igrejas pentecostais. Aliás, estes são quase metade dos fiéis, sendo a Assembleia de Deus a igreja mais citada.

    Ao serem questionados sobre o motivo de saírem da Igreja Católica para uma denominação evangélica, as respostas mais comuns foram:

    O estudo da Pew, intitulado “Religião na América Latina – Mudanças difundidas em uma região historicamente católica”, mapeou as práticas religiosas em 18 países da América Latina e do Caribe, com exceção de Cuba.

    A pesquisa mostra que a eleição de um papa latino é vista como positiva. Na Argentina, sua terra natal, 91% dos adultos têm opinião positiva sobre Francisco, enquanto apenas 3% afirmam ter uma visão negativa. A aprovação entre os brasileiros é de 90%.

    Entre os “ex-católicos”, quase metade manifesta apoio ao pontífice ou considera que seu papado representa uma mudança para a Igreja Católica.

    Andrew Chesnut, professor da Universidade Commonwealth da Virginia e um dos autores da pesquisa, asseverou: “Se hoje temos o primeiro papa latino-americano é principalmente por causa da competição pentecostal na América Latina. A Igreja Católica passar por uma crise de pânico. Se não conseguirem parar o avanço evangélico no continente, o futuro da instituição está seriamente ameaçado”.

    Atualmente o Brasil ainda tem a maior população católica do planeta, onde 61% da população afirma ser católica. Ao mesmo tempo, no Brasil, 8% dos entrevistados afirmam ser ateus, agnósticos ou sem religião. Contudo, apenas 37% dos católicos afirmam ir à igreja ao menos uma vez por semana, contra 76% dos evangélicos. Especialistas projetam que em 2030, o país já não terá mais uma maioria católica.

    O Instituto Pew é um dos órgãos de pesquisas independentes mais respeitados dos Estados Unidos. O levantamento foi feito com base em mais de 30 mil entrevistas, realizadas entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014. Com informações Wall Street Journal - via gospel prime..
    • Blogger Comentários
    • Facebook Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: Número de católicos na América Latina continua em queda Rating: 5 Reviewed By: Marcelo Borges
    Voltar para o Topo